A SPME
A Sociedade Portuguesa de Medicina Estética (SPME) foi formalmente constituída em 2015, fruto da vontade partilhada de Médicos Estéticos, Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos.
Assume-se como interlocutora oficial junto dos organismos governamentais e demais entidades em representação da Medicina Estética.
Orgãos Sociais
Sociedade Portuguesa de Medicina Estética
João Pedro Vale
Presidente
Henrique Machado
Vice Presidente
Pedro Alves
Secretário Geral
Pedro Melo
Secretário Adjunto
Gonzalo Amigo
Tesoureiro
Publicações
Gratuitas para os Sócios da SPME
Representação
Da SPME em outras Entidades
Ordem dos Médicos
A SPME integra como membro fundador o Colégio de Medicina Estética definindo critérios e aprovando os médicos candidatos para inscrição em Medicina Estética na Ordem dos Médicos
Governo de Portugal
A SPME é a representante portuguesa junto do Comitê Europeu CENELEC que analisa com vista a definir que classe profissional os pode utilizar, os produtos e equipamentos aprovados pela Comissão Europeia
UIME
A SPME é a representante portuguesa junto da União Internacional de Medicina Estética, fundada em 1975, que agrega as 29 sociedades de diferentes países e que representa, a nível mundial, a Medicina Estética
A Medicina Estética
E a sua história
O conceito de estética e beleza estão associados ao homem desde os primórdios da sua existência. Em meados da década de 70 a Medicina Estética deu os seus primeiros passos em França, impulsionada pelo trabalho do Dr Jean Jacques Legrand, fundador da SFME - Sociedade Francesa de Medicina Estética. O crescente desenvolvimento científico da área e a exigência de uma aprendizagem diferenciada conduziu a que este movimento rapidamente se propagasse a Itália, Espanha e Bélgica.
Em 1975, e em resultado do trabalho continuado de personalidades como o Dr. Jean Jacques Legrand, o Dr. Carlo Alberto Bartoletti (Itália), o Dr. Michel Delune (da Bélgica) e o Dr. Font Riera (Espanha) é fundada, pelas respectivas sociedades destes 4 países, a Sociedade Mundial de Medicina Estética (UIME - Union Internationale de Médecine Esthétique).
Passados 24 anos, em 1999, é criada em Portugal a primeira sociedade/associação de Medicina Estética. Na base da sua criação, como membros dos orgãos sociais e sócios fundadores, estiveram personalidades como o Dr. António Augusto Prestes Pires (actual presidente da Assembleia Geral da SPME) e o já falecido Dr. António Boavida. Esta sociedade que terminaria anos mais tarde em resultado do reduzido número de médicos que se dedicavam a esta arte em Portugal organizou contudo, no ano de 2000, o 1º Congresso Nacional de Medicina Estética.
Desafiados pela Sociedade Espanhola de Medicina Estética - SEME, na pessoa da sua Presidente Petra Vega e do seu Vice Presidente Fernando Monforte, pelo Prof. Dr. José Cabo Soler (Ex-Presidente da UIME), pelo Dr. Emanuele Bartoletti (Presidente da SIME e actual Secretário Geral da UIME) e impulsionados pelos mesmos médicos que haviam formado a primeira associação criada em Portugal anos antes, iniciam-se, em 2014, os trabalhos para a criação da SPME - Sociedade Portuguesa de Medicina Estética.
A SPME é formalmente constituída em Novembro de 2015, fruto da vontade partilhada de Médicos Estéticos, Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos. Na sua primeira reunião, na Ordem dos Médicos, é aprovado em honra do Dr. António Boavida um voto de pesar pelo seu falecimento e um voto de reconhecimento pela sua vida de dedicação à arte da Medicina Estética.
Em Maio de 2016 é aprovada por unanimidade a sua adesão no Congresso Europeu de Medicina Estética em Roma, em reunião de Assembleia Geral da UIME, presidida pelo ilustre Dr. Jean Jacques Legrand. A UIME passou então a ser construída por 29 sociedades.
Ao longo dos últimos anos a SPME posicionou-se como interlocutora oficial junto dos organismos governamentais e demais entidades promovendo a Medicina Estética, a investigação científica e a formação contínua dos médicos seus associados.
Realiza o reconhecimento científico de Pós Graduações em Medicina Estética para a obtenção de grau de Sócio Efetivo, organiza desde 2018 as Academias em Medicina Estética, evento formativo monotemático com treino hands-on nos vários procedimentos e, desde 2021, o Ciclo de Webinars, cinco conferências anuais destinadas aos sócios da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética.
Anualmente, realiza ainda dois grandes eventos, o Congresso Nacional de Medicina Estética, o maior congresso científico de Medicina Estética, Cirurgia Plástica e Dermatologia em Portugal e o 360º SPME Porto Summit, evento dedicado a apenas 4 temas, com enfoque prático e pioneiro na forma como promove a interação, a ciência e a partilha de conhecimentos.
Em Dezembro de 2023 a SPME organiza, pela primeira vez em Portugal, o Congresso Europeu de Medicina Estética e dois dias após é aprovada pela Assembleia de representantes da Ordem dos Médicos a criação desta área da Medicina como nova área de diferenciação médica.